Noite histórica

Fortaleza bate o Corinthians no Castelão e está na final da Copa Sul-Americana

Esta é a primeira vez que o time tricolor disputará uma decisão continental. Ao Corinthians, resta a disputa do Campeonato Brasileiro e a luta para fugir da zona de rebaixamento.

04/10/2023 00:12
Fortaleza bate o Corinthians no Castelão e está na final da Copa Sul-Americana

São Paulo (SP) - Com um futebol impositivo e com um início de segundo tempo avassalador, o Fortaleza conseguiu a vaga na final da Copa Sul-Americana após vencer o Corinthians por 2 a 0, na Arena Castelão. Yago Pikachu e Tinga anotaram os gols do tricolor e garantiram a classificação histórica. É a primeira vez que o Fortaleza disputará uma decisão continental.


A definição do segundo finalista da Sul-Americana acontece nesta quarta-feira, às 19h, na Argentina. No jogo de ida, os equatorianos da LDU abriram grande vantagem e encaminharam a vaga com um vitória maiúscula por 3 a 0 sobre o Defensa y Justicia. A final do torneio continental está agendada para o dia 28 de outubro, no Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai, cidade próxima a Punta del Este.


Nem mesmo a troca de Vanderlei Luxemburgo por Mano Menezes não foi capaz de reverter o futebol melancólico apresentado pelo Corinthians ao longo da temporada. O último sonho de título teve um ponto final na derrota em Fortaleza, na noite desta terça, 3.


Apesar da insistência do Fortaleza nas bolas aéreas, o primeiro grande lance foi do Corinthians. Em uma troca de passes rápidos, Yuri Alberto ficou cara a cara com o goleiro e parou em João Ricardo. Romero também teve chance, mas com pouco ângulo para uma finalização precisa. Com o andar do ponteiro, o time da casa aumentou a intensidade de suas chegadas ao ataque e continuou mais perigoso.


O Fortaleza voltou para o segundo tempo de forma arrasadora. Sem deixar o Corinthians respirar, o time de Vojvoda aperfeiçoou sua estratégia da etapa inaugural. Após cobrança de lateral em direção à grande área, a bola ficou viva e sobrou para Pikachu, que girou e bateu firme para fazer a festa dos donos da casa, aos quatro minutos.


O pique avassalador não fez o Fortaleza abdicar do ataque. A bola área apareceu novamente, a defesa do Corinthians não se atentou a Tinga, que cabeceou sem permitir reação de Cássio para ampliar a vantagem aos 10.


O Corinthians entra em campo no próximo sábado, às 21h, para medir forças com o Flamengo, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão. O time alvinegro está em posição delicada e precisa se livrar o quanto antes do risco de degola. O Fortaleza, por sua vez, atua no domingo, às 18h30, contra o América-MG, na Arena Castelão.


FICHA TÉCNICA


FORTALEZA 2 x 0 CORINTHIANS


FORTALEZA - João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Lucas Sasha), José Welison (Lucas Crispim) e Pochettino (Pedro Augusto); Yago Pikachu, Guilherme (Machuca) e Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.


CORINTHIANS - Cássio; Fagner (Bruno Méndez), Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos (Matheus Bidu); Gabriel Moscardo (Giuliano), Maycon, Renato Augusto e Matías Rojas (Gustavo Mosquito); Romero (Wesley) e Yuri Alberto. Técnico: Mano Menezes


GOLS - Yago Pikachu, aos 4, e Tinga, aos 10 minutos do segundo tempo.


ÁRBITRO - Andrés Rojas (COL).


CARTÕES AMARELOS - Pochettino e José Welison (Fortaleza).


PÚBLICO - 60.451 presentes.


RENDA - R$ 1.829.561,00.


LOCAL - Arena Castelão, em Fortaleza (CE).


(Foto: Mateus Lotif/Ascom FEC)


Estadão conteúdo

Mais matérias Esportes