Ibama confirma morte de vaqueiro durante emboscada na Terra Indígena Apyterewa Ministério da Justiça cobra Pará e ameaça bloquear repasse de verba da segurança Sem partido, Sabino vira "joia da coroa" na disputa por vaga no Senado em 2026
Reconhecimento

Presidente da Alepa, deputado Chicão, recebe comenda “Unama COP30”

Congresso encerrou nesta quarta, 30, com oficinas, palestras e exposições que reforçam o papel da academia nos desafios ambientais e sociais da Amazônia

  • 430 Visualizações
  • 29/10/2025, 21:00
Presidente da Alepa, deputado Chicão, recebe comenda “Unama COP30”

Belém, PA - O deputado estadual Francisco “Chicão” Melo, do MDB, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Alepa, foi um dos homenageados com a comenda “Unama COP30”, durante a solenidade de abertura do I Congresso Internacional Stricto Sensu, promovido pela Universidade da Amazônia (Unama).


O evento foi realizado na última segunda-feira, 28, no Auditório David Mufarrej, campus da Unama Alcindo Cacela, em Belém. Além do deputado Chicão (MDB), o governador Helder Barbalho (MDB) também foi agraciado, assim como outras lideranças políticas e acadêmicas.


A distinção reconhece personalidades e autoridades que têm contribuído com ações voltadas à sustentabilidade, à preservação ambiental e ao fortalecimento das políticas públicas em prol da Amazônia.


O presidente do Grupo Ser Educacional, Jânyo Diniz, e a reitora da Unama, Betânia Fidalgo Arroyo, participaram da entrega da comenda. O Congresso Internacional Stricto Sensu tem como tema central “Mudanças Climáticas e Relações Sociedade-Natureza” e faz alusão à COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que será sediada em Belém no próximo mês.


A iniciativa tem como objetivo promover debates e reflexões sobre os impactos da crise climática, a importância da ciência e da educação ambiental, além de destacar experiências inovadoras no campo da sustentabilidade.


“Encerramos com orgulho o calendário da COP Universitária na Unama, reafirmando que, por meio da ciência e da educação, é possível construir um futuro sustentável e digno para as próximas gerações”, destacou a reitora Betânia Arroyo.


A programação do Congresso encerrou nesta quarta-feira, 30, com oficinas, palestras e exposições que reforçam o papel da academia nos desafios ambientais e sociais da Amazônia.


Foto: Divulgação 

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.