Câmara de Bragança ignora Justiça e cassa vereadora; voto expõe política da obediência Ministério da Justiça cobra Pará e ameaça bloquear repasse de verba da segurança Sem partido, Sabino vira "joia da coroa" na disputa por vaga no Senado em 2026
Absurdo

Prefeitura nomeia homem para chefiar Secretaria da Mulher e gera revolta

Gestão municipal afirma que designação é provisória, ainda assim, considerada desrespeitosa pelas moradoras da cidade

  • 537 Visualizações
  • 02/06/2025, 19:00
Prefeitura nomeia homem para chefiar Secretaria da Mulher e gera revolta

São Paulo, SP - A Prefeitura de Taboão da Serra, cidade na Grande São Paulo, nomeou na quarta-feira (28) um homem para chefiar a Secretaria Municipal da Mulher (SMM). As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.


Waines Moreira Alves, conhecido como Professor Moreira, comandava desde o início da gestão do prefeito Engenheiro Daniel (União) a Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania da cidade. A pasta foi posteriormente desmembrada em duas administrações distintas.


Professor Moreira seguiu à frente da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e foi designado também para responder pela nova Secretaria da Mulher.


A lei que criou a SMM foi sancionada em 26 de março deste ano, e a pasta não teve titular antes de Moreira.


Procurada, a prefeitura afirma em nota que ele responde pela secretaria enquanto a titularidade está "em definição pela administração".


A gestão de Taboão da Serra diz que "reconhece e valoriza as pautas de equidade de gênero e direitos das mulheres" e que as decisões sobre a estrutura administrativa consideram "critérios técnicos, institucionais e o compromisso com a promoção de políticas públicas efetivas".


A nomeação gerou um abaixo-assinado que pede a revogação da decisão. A petição, que contava com 67 assinaturas até a tarde desta sexta, considera a escolha "inaceitável, incoerente e desrespeitosa" e defende que a pasta seja conduzida por uma mulher.


Foto: Reprodução/Instagram

Mais matérias Brasil

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.