Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
COP30

Planejamento operacional do Detran garante trânsito seguro e escoltas na COP30

Operação integrada do órgão mobiliza mais de 300 agentes e tecnologia para assegurar mobilidade, segurança e organização do tráfego no período da conferência climática

  • 631 Visualizações
  • 01/11/25 18:00
Planejamento operacional do Detran garante trânsito seguro e escoltas na COP30

Belém, PA - O Governo do Estado do Pará, por meio do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PA), implementa uma operação especial de trânsito para garantir mobilidade urbana e segurança durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém neste mês de novembro.


O planejamento operacional envolve mais de 300 agentes de fiscalização e o uso de tecnologias específicas para o período, incluindo câmeras corporais, talonários eletrônicos, rádios comunicadores e motocicletas adquiridas especialmente para a conferência.


As ações do Detran-PA se integram ao esforço conjunto das forças de segurança estaduais, com foco na escolta de autoridades, organização do tráfego e bloqueio de vias nos principais pontos da capital. A atuação será coordenada em tempo real a partir do Centro Integrado de Controle e Comando da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com participação direta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pelos deslocamentos oficiais.


Atuação estratégica e integrada


A Central de Escolta da COP30 já está em funcionamento, sob coordenação da PRF, para garantir o deslocamento seguro das autoridades que participarão da conferência. O Detran-PA atuará com 34 agentes diretamente envolvidos nas escoltas, incluindo batedores e apoio tático às operações de prontidão solicitadas pela PRF e pelo Ministério das Relações Exteriores.


“Estamos prontos para executar todas as ações planejadas e garantir, junto aos parceiros das demais forças de segurança, um trânsito seguro e organizado durante toda a Conferência”, afirmou Ivan Feitosa, coordenador de operações do Detran-PA. Segundo ele, a atuação do órgão é fundamental para assegurar o cumprimento dos protocolos de segurança e mobilidade previstos para o evento.


Simulados e operação prévia


A mobilização das equipes tem início já neste sábado, 1, com atuação no esquema de trânsito para o Global Citizen Festival: Amazônia, que ocorre no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. No domingo, 2, será realizado um exercício simulado de escolta de autoridades, como preparação para as atividades da Reunião de Cúpula do Clima, marcada para os dias 6 e 7 de novembro, com presença de chefes de Estado e lideranças internacionais.


A partir da próxima segunda-feira, 3, a Central de Trânsito montada próxima ao Parque da Cidade será ativada como base de controle, concentrando o monitoramento em tempo real das vias e o encaminhamento de ações emergenciais.


Escoltas


No distrito de Icoaraci, equipes do Detran-PA prestarão apoio logístico aos ônibus oficiais que transportarão delegados da COP30 vindos de Outeiro. Agentes atuarão de forma permanente nas vias bloqueadas, com orientação ao tráfego, fiscalização e garantia de fluidez no acesso ao Parque da Cidade, um dos principais pontos da programação da COP30.


A operação reforça o compromisso do Governo do Pará com a organização, segurança e mobilidade durante a realização de um dos maiores eventos internacionais já sediados pelo estado.


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.