Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
Mudanças

Novo Ensino Médio: mudanças continuam a ser implementadas em 2026; entenda

Para alunos do 2º ano, a carga horária de disciplinas obrigatórias vai aumentar

  • 214 Visualizações
  • 25/01/26 12:00
Novo Ensino Médio: mudanças continuam a ser implementadas em 2026; entenda

Rio de Janeiro, RJ - As mudanças no currículo do ensino médio continuam a ser implementadas neste ano - com uma nova carga horária para parte dos estudantes.


Na grande maioria dos estados a mudança é gradual. Em 2025, alunos do primeiro ano do ensino médio já estudaram com o novo currículo. A mudança agora é para os alunos do segundo ano. E em 2027 para os do terceiro. 


A carga horária das disciplinas obrigatórias, como matemática, português, inglês e educação física passou de 1,8 mil para 2,4 mil horas. Já a parte optativa caiu das atuais 1,2 mil para 600 horas. São os chamados itinerários formativos, para o estudante se aprofundar em uma área de estudo escolhida por ele, como cidadania, economia, saúde e meio ambiente. 


Na educação profissional e tecnológica, a formação geral básica foi de 1,8 mil para 2,1 mil horas. Parte voltada para disciplinas relacionadas diretamente ao curso técnico, como matemática, física e química.


O objetivo do Ministério da Educação é exatamente esse. Espera que com as mudanças os alunos possam ampliar, contextualizar os conhecimentos e deixem de ver o ensino médio apenas como a preparação para o vestibular, uma porta obrigatória para a universidade.


Foto: Agência Pará

(Com o G1) 

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.