Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
Protesto

COP30: nova manifestação de indígenas fecha portão principal da conferência

Acesso para a conferência está sendo feita por uma entrada lateral; ministério da Casa Civil afirma estar tomando providências

  • 661 Visualizações
  • 14/11/25 09:45
COP30: nova manifestação de indígenas fecha portão principal da conferência

Belém, PA - O portão principal do espaço onde ocorre a Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-30) em Belém foi fechado na manhã desta sexta-feira, 14, por causa de um protesto de indígenas Mundurukus em frente à zona azul, onde ocorrem as negociações. 


A entrada para a conferência da ONU está sendo feita por uma entrada lateral. O Ministério da Casa Civil afirma estar tomando providências.


Ao menos duas dezenas de carros da Polícia Militar, bombeiros e agentes da Força Nacional estão de guarda. A manifestação ocorre um dia após o secretário para o Clima das Nações Unidas, Simon Stiell, cobrar o governo brasileiro, em uma carta, por melhorias no esquema de segurança e na infraestrutura para o evento ambiental, que teve 56 mil inscritos.


Na noite de terça-feira, 11, um grupo de indígenas e integrantes do Coletivo Juntos, ligados ao PSOL, tentou acessar a área restrita a credenciados e foram contidos pela segurança.


Os manifestantes conseguiram ultrapassar o sistema de raio X, mas foram parados por um bloqueio antes de acessarem o local. Dois seguranças ficaram feridos e portas da entrada foram quebradas.


Foto: AFP

Estadão conteúdo

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.