Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM

Com três questões anuladas, notas do Enem 2025 são divulgadas pelo Inep

Pelo número de acertos no Enem, não é possível saber a nota final

  • 272 Visualizações
  • 16/01/26 20:23
Com três questões anuladas, notas do Enem 2025 são divulgadas pelo Inep

São Paulo, SP - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira, 16, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para universidades públicas e privadas do País


O ministro da Educação, Camilo Santana, informou a novidade em sua conta no X desejando "sucesso" aos candidatos.


Na edição deste ano, três questões foram anuladas por serem "similares" às divulgadas em redes sociais. O Inep (órgão ligado ao Ministério da Educação), porém, afirmou que não há indícios de vazamento.


Pelo número de acertos no Enem, não é possível saber a nota final.


Isso porque o Enem, utiliza uma metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), que nada mais é do que um modelo matemático criado para entender a relação entre três coisas: a chance de o estudante acertar uma questão, o nível de conhecimento dele naquela área e as características de cada pergunta da prova.


Em outras palavras: a nota do Enem não depende apenas do número total de acertos e erros. A TRI leva em conta o peso de cada questão. Por isso, duas pessoas que acertam a mesma quantidade de perguntas podem acabar com notas diferentes. Tudo vai depender de quais questões cada uma acertou ou errou.


Esse cálculo considera três fatores principais, chamados de parâmetros:


- Parâmetro de discriminação: indica o quanto aquela questão consegue diferenciar quem realmente domina o conteúdo de quem não domina.


- Parâmetro de dificuldade: quanto mais difícil for a pergunta, maior tende a ser o seu valor na nota final.


- Parâmetro de acerto casual: avalia a chance de alguém acertar a questão apenas no chute, sem necessariamente saber o conteúdo.


Foto: Divulgação

Estadão conteúdo

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.