Banpará suspende licitação de R$100 mi entre suspeitas e favorecimentos Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026 Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque
FIVB

Belém sediará Mundial de Clubes de Vôlei Masculino em dezembro de 2025

Arena Guilherme Paraense receberá, pela primeira vez, a principal competição de clubes da modalidade no mundo

  • 220 Visualizações
  • 30/08/2025, 11:30
Belém sediará Mundial de Clubes de Vôlei Masculino em dezembro de 2025

A Arena Guilherme Paraense – o Mangueirinho – será palco, pela primeira vez, do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino. O torneio, considerado o mais importante da modalidade ao nível de clubes, será realizado entre os dias 15 e 21 de dezembro, em Belém, com realização da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e da HM7 Entretenimento, e apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
 
Três equipes brasileiras já têm presença confirmada na competição. O Vôlei Renata (Campinas) participa como representante do país-sede e organizador da disputa. O Sada Cruzeiro, atual campeão do Mundial de 2024 e também do Sul-Americano de Clubes, entra para defender o título. Já o Praia Clube conquistou vaga por ter sido vice-campeão do Sul-Americano.


Esta será a segunda edição do Mundial realizada no Brasil – a primeira ocorreu em 2024, em Uberlândia (MG). A escolha de Belém reforça o posicionamento do Pará na rota de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. Em fevereiro deste ano, a Arena Mangueirinho recebeu a partida entre Vôlei Renata e Sada Cruzeiro, pela 7ª rodada da Superliga de Vôlei Masculino, returno da competição 2024/2025, batendo recorde de público nacionalmente, cerca de 9 mil presentes no clássico nacional. Nos últimos anos, a capital paraense recebeu jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol Masculino, o Pré-Olímpico de Basquete Feminino e partidas da fase classificatória da AmeriCup de Basquete.
 
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou a relevância do anúncio.
 
“Trazer o Mundial de Clubes de Vôlei para Belém é mais um marco para o esporte paraense. Mostra que o Mangueirinho está no mesmo nível das grandes arenas do mundo e que a nossa torcida tem se consolidado como uma das mais apaixonadas e participativas do país. O Governo do Estado segue investindo para que o Pará seja cada vez mais protagonista em eventos esportivos de alto nível.”
 
Ainda não há definição sobre todos os participantes e a tabela oficial da competição, que serão confirmados pela FIVB em novembro.
 
Na edição anterior, em dezembro de 2024, o Sada Cruzeiro conquistou seu quinto título ao vencer o italiano Trentino na final, igualando o rival histórico em número de conquistas. Para 2025, a expectativa é de mais uma disputa de alto nível, com clubes reforçados – como o Praia Clube, que contratou atletas de destaque como Isac, Paulo e Resley para a temporada 2025/2026. 
 
Clubes garantidos e clubes de países a definir no Mundial de Clubes de Vôlei 2025

· Cruzeiro - campeão do Sul-Americano de Clubes de vôlei masculino 2025
· Praia Clube - vice-campeão do Sul-Americano de Clubes de vôlei masculino 2025
· País-sede - Vôlei Renata (Campinas)
· Catar
· Itália
· Polônia
· Japão
· (Líbia)

MANGUEIRINHO - O espaço tem capacidade para cerca de 12 mil pessoas e uma estrutura que segue os padrões internacionais e todas as normas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). As cadeiras das arquibancadas possuem tecnologia anti-fogo, mesmo material usado nos estádios brasileiros que receberam jogos da Copa do Mundo de 2014. A tecnologia também está presente no placar eletrônico multimídia de última geração, semelhante aos usados em partidas da NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos.

 

O equipamento está posicionado no centro da quadra, em forma circular, conferindo ao público uma visão completa de qualquer lugar da Arena. A Arena dispõe ainda de sete vestiários, sendo dois masculinos, dois femininos, dois para pessoas com deficiências e um para árbitros.

 

No local, estão disponíveis 24 banheiros (oito para pessoas com deficiência), oito bares/ lanchonetes, oito cabines de imprensa, salas de serviço médico e segurança, 224 vagas no estacionamento, 11 guaritas de segurança, sistema de monitoramento com câmeras e quatro portões de acesso ao público.  

 

Fonte: Agência Pará

Foto: Pedro Teixeira


Mais matérias Esportes

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.