Campanha de conscientização e combate às hepatites virais alerta veranistas em Belém

Dados da Sesma mostram que Belém registrou 370 novos casos de hepatites virais em 2024, sendo 287 entre moradores da capital.

02/07/2025, 18:00
Campanha de conscientização e combate às hepatites virais alerta veranistas em Belém

Belém, PA - Julho começou com mobilização total para prevenir, diagnosticar e tratar as hepatites virais em Belém. A Prefeitura deu início, na noite desta terça-feira, 1º, à campanha Julho Amarelo 2025, com uma programação extensa ao longo do mês, incluindo testagens rápidas, vacinação e ações de conscientização em diversos pontos da cidade e das regiões insulares.


A abertura oficial da campanha ocorreu no auditório da Faculdade Cosmopolita, com uma palestra magna da médica infectologista Gerusa Ninos. Ela ressaltou o perigo silencioso das hepatites virais, sobretudo dos tipos B e C, mais prevalentes no Brasil.


Dados da Secretaria Municipal de Saúde, Sesma, mostram que Belém registrou 370 novos casos de hepatites virais em 2024, sendo 287 entre moradores da capital. Este ano, já são 105 casos notificados. Os números reforçam a necessidade de campanhas como o Julho Amarelo, que buscam quebrar o silêncio em torno da doença.


Ações ampliadas para o verão


Durante a campanha ao longo do mês, testagens rápidas e vacinação serão levadas a locais de grande circulação, como shoppings, feiras e pontos turísticos, além de praias e ilhas, aproveitando o aumento de visitantes no período do verão amazônico.


“No verão, a população se concentra nas praias, ilhas e balneários. Por isso, pensamos em uma programação especial nesses locais para garantir que o cuidado com a saúde também esteja presente nesse período. Nosso objetivo é facilitar o acesso e ampliar a adesão às ações de testagem e vacinação contra as hepatites virais”, destacou Reginaldo Júnior, coordenador municipal de ISTs/Aids e Hepatites Virais da Sesma.


Entre os locais beneficiados pela campanha estão as ilhas de Cotijuba, Combu, Outeiro e Mosqueiro, com ações planejadas para os finais de semana. A estratégia também contempla a Parada LGBTQIAPN+ de Mosqueiro, no dia 27 de julho, véspera do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.


Preparação nas unidades de saúde


Profissionais da atenção básica também foram capacitados para orientar a população e oferecer o serviço com mais qualidade. A enfermeira Tamara Bentes, da UBS Maracajá, participou do encontro de formação e destacou a importância da ação nos territórios ribeirinhos.


A partir desta quarta-feira (2), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) também estarão envolvidas na campanha, ofertando vacinação e testagem gratuitamente.


A doença


As hepatites virais são infecções que afetam o fígado e são causadas por diferentes tipos de vírus. As mais comuns no Brasil são os tipos A, B e C. Frequentemente assintomáticas nas fases iniciais, as hepatites podem passar despercebidas por anos. Quando os sintomas aparecem, incluem cansaço, enjoo, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.


A testagem rápida, disponível gratuitamente na campanha, permite detectar os tipos B e C em até 20 minutos. Já a vacinação é a principal forma de prevenção contra os tipos A e B. A vacina contra a hepatite A é indicada a partir dos 15 meses de idade, e a vacina contra hepatite B é aplicada em três doses, estando disponível para toda a população.


Também são formas de prevenção o uso de preservativos em relações sexuais, exigir material descartável em salões de beleza e na hora de fazer tatuagens e aplicar brincos e piercings, bem como não compartilhar seringa, agulha e objetos cortantes com outras pessoas – incluindo a lâmina de barbear e depilar, a escova de dente e o alicate de unha.


Programação


- 01/07 (Terça), 18h – Lançamento da campanha e palestra magna
Local: Auditório da Faculdade Cosmopolita

- 04/07 (Sexta), 14h às 19h – Feira da Diversidade – Prevenção e testagem
Local: CENTUR

- 05/07 (Sábado), 10h às 22h – Ação de prevenção, testagem e vacinação
Local: Shopping Bosque Grão-Pará

- 06/07 (Domingo), 14h às 20h – Ação de prevenção, testagem e vacinação
Local: Shopping Bosque Grão-Pará

- 11/07 (Sexta), 08h às 14h – Ação de prevenção, testagem e vacinação
Local: Ilha de Cotijuba

- 12/07 (Sábado), 08h às 14h – Ação de prevenção, testagem e vacinação em bares e restaurantes

Local: Ilha do Combu

- 16/07 (Domingo), 16h às 20h – Ação de prevenção, testagem e vacinação

Local: Ver-o-Peso

- 13/07 (Domingo), 08h às 14h – Ação de prevenção, testagem e vacinação
Locais: Ilha de Outeiro e Orla de Icoaraci

- 26/07 (Sábado), 08h às 14h – Ação de prevenção, testagem e vacinação
Local: Ilha de Mosqueiro

- 27/07 (Domingo), 10h às 16h – Ação de prevenção – Parada LGBTQIAPN+
Local: Ilha de Mosqueiro


Todas as ações são gratuitas e abertas ao público


Foto: Agência Pará

Mais matérias Saúde