Inicialmente exclusivo para participantes da Conferência, sistema poderá ser usado pelo Ministério das Relações Exteriores em futuros eventos governamentais.
s participantes estrangeiros da 30ª Conferência das Partes, a COP30, contarão com um visto eletrônico para entrada no Brasil. Implementado pelo Ministério das Relações Exteriores e desenvolvido pelo Serpro, o sistema entrou em operação em julho de 2025. Estrangeiros de países dos quais o Brasil exige visto poderão fazer todo o processo online, sem precisar ir a consulados ou embaixadas.
A embaixadora Márcia Loureiro, Secretária de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos do Itamaraty, afirmou que “o lançamento da plataforma de vistos eletrônicos para a COP30 marca avanço significativo no processo de transformação digital dos serviços oferecidos pelo Ministério das Relações Exteriores. Ao promover maior agilidade e acessibilidade para requerentes de vistos em todo o mundo, a medida reafirma o compromisso com a modernização dos sistemas consulares, ao mesmo tempo em que reforça o empenho do Brasil em promover a governança digital e ambiental”.
Os participantes inscritos e confirmados no evento, oriundos de países dos quais se exige visto para entrada no Brasil, não precisarão mais procurar um consulado. Todo o processo será feito online, por meio de um link enviado pela organização da COP30. Ao acessá-lo, o solicitante preencherá um formulário simplificado. Após a emissão, o visto eletrônico poderá ser impresso ou apresentado na tela do celular na chegada ao Brasil.
O processo é totalmente digital e substitui a etiqueta no passaporte por um documento eletrônico validado online e pela criação de um novo domínio para registro e operacionalização das demandas. Esses recursos servirão de base para modernizar futuras emissões de vistos eletrônicos.
De acordo com o superintendente de Negócios do Serpro, Alexandre Ávila, que atua junto ao Ministério, o novo sistema representa um avanço importante na forma como o Brasil se prepara para eventos internacionais. “O visto eletrônico torna o processo mais rápido, seguro e acessível, reduzindo etapas burocráticas e proporcionando uma experiência mais fluida para os participantes. É uma solução que reforça o compromisso do Brasil com a inovação, a eficiência e o acolhimento em grandes eventos globais como a COP30”, afirmou.
Depois que clubes de futebol, igrejas e lares cristãos, além de hospedagens dobráveis, que podem ser montadas e desmontadas, surgiram como novas opções de estadia para a COP30, em Belém, 68 países estão com presença garantida na conferência e 46 seguem em tratativas.
Os números foram confirmados pela Secretaria Extraordinária para a COP30, e representam um aumento de 10% nas confirmações em relação ao balaço divulgado na última sexta-feira, 5. O número atual de nações com hospedagem corresponde a pouco mais de um terço do total. A Secretaria informou na semana passada que o aumento de confirmações é resultado da força-tarefa coordenada pelo governo federal que tenta atender, individualmente, às demandas dos países que relataram mais dificuldades no acesso a hospedagens.
A diretora-executiva da COP30, Ana Toni, havia antecipado, na semana passada, que a situação “já melhorou bastante”. Em participação na Rio Climate Action Week, um dos eventos pré-COP, ela disse que houve sinalização positiva de países sobre suas hospedagens em Belém na reunião de ministros da América Latina e Caribe no início da semana, no México, quando a logística para a conferência foi um dos temas abordados.
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.