Visto eletrônico vai facilitar a entrada de estrangeiros no Brasil durante COP Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026 Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque
Chave digital

Visto eletrônico vai facilitar a entrada de estrangeiros no Brasil durante COP

Inicialmente exclusivo para participantes da Conferência, sistema poderá ser usado pelo Ministério das Relações Exteriores em futuros eventos governamentais.

  • 77 Visualizações
  • 10/09/2025, 18:30
Visto eletrônico vai facilitar a entrada de estrangeiros no Brasil durante COP
O


s participantes estrangeiros da 30ª Conferência das Partes, a COP30, contarão com um visto eletrônico para entrada no Brasil. Implementado pelo Ministério das Relações Exteriores e desenvolvido pelo Serpro, o sistema entrou em operação em julho de 2025. Estrangeiros de países dos quais o Brasil exige visto poderão fazer todo o processo online, sem precisar ir a consulados ou embaixadas.

 

Embaixadora Márcia Loureiro afirma que medida é um avanço na transformação digital dos serviços da Conferência/ Fotos: Divulgação.

A embaixadora Márcia Loureiro, Secretária de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos do Itamaraty, afirmou que “o lançamento da plataforma de vistos eletrônicos para a COP30 marca avanço significativo no processo de transformação digital dos serviços oferecidos pelo Ministério das Relações Exteriores. Ao promover maior agilidade e acessibilidade para requerentes de vistos em todo o mundo, a medida reafirma o compromisso com a modernização dos sistemas consulares, ao mesmo tempo em que reforça o empenho do Brasil em promover a governança digital e ambiental”.

Como funciona

Os participantes inscritos e confirmados no evento, oriundos de países dos quais se exige visto para entrada no Brasil, não precisarão mais procurar um consulado. Todo o processo será feito online, por meio de um link enviado pela organização da COP30. Ao acessá-lo, o solicitante preencherá um formulário simplificado. Após a emissão, o visto eletrônico poderá ser impresso ou apresentado na tela do celular na chegada ao Brasil.

O processo é totalmente digital e substitui a etiqueta no passaporte por um documento eletrônico validado online e pela criação de um novo domínio para registro e operacionalização das demandas. Esses recursos servirão de base para modernizar futuras emissões de vistos eletrônicos.

Processo rápido

De acordo com o superintendente de Negócios do Serpro, Alexandre Ávila, que atua junto ao Ministério, o novo sistema representa um avanço importante na forma como o Brasil se prepara para eventos internacionais. “O visto eletrônico torna o processo mais rápido, seguro e acessível, reduzindo etapas burocráticas e proporcionando uma experiência mais fluida para os participantes. É uma solução que reforça o compromisso do Brasil com a inovação, a eficiência e o acolhimento em grandes eventos globais como a COP30”, afirmou.

Monta e desmonta

Depois que clubes de futebol, igrejas e lares cristãos, além de hospedagens dobráveis, que podem ser montadas e desmontadas, surgiram como novas opções de estadia para a COP30, em Belém, 68 países estão com presença garantida na conferência e 46 seguem em tratativas.

Os números foram confirmados pela Secretaria Extraordinária para a COP30, e representam um aumento de 10% nas confirmações em relação ao balaço divulgado na última sexta-feira, 5. O número atual de nações com hospedagem corresponde a pouco mais de um terço do total. A Secretaria informou na semana passada que o aumento de confirmações é resultado da força-tarefa coordenada pelo governo federal que tenta atender, individualmente, às demandas dos países que relataram mais dificuldades no acesso a hospedagens.

A diretora-executiva da COP30, Ana Toni, havia antecipado, na semana passada, que a situação “já melhorou bastante”. Em participação na Rio Climate Action Week, um dos eventos pré-COP, ela disse que houve sinalização positiva de países sobre suas hospedagens em Belém na reunião de ministros da América Latina e Caribe no início da semana, no México, quando a logística para a conferência foi um dos temas abordados.


Mais matérias OLAVO DUTRA

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.