Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
"Verão com Justiça e Meio Ambiente"

Tribunais Eleitoral e de Justiça realizam mais de mil atendimentos em Salinópolis

Projeto seguirá com serviços para moradores e visitantes no próximo final de semana em barraca montada na Praia do Atalaia

  • 1030 Visualizações
  • 17/07/23 16:25
Tribunais Eleitoral e de Justiça realizam mais de mil atendimentos em Salinópolis

O combate a crimes ambientais e aos de menor potencial ofensivo foi o foco dos atendimentos prestados pelo Poder Judiciário do Pará entre os dias 14 e 16 de julho, em mais um final de semana do projeto "Verão com Justiça e Meio Ambiente", em Salinópolis.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) realizou 46 atendimentos no final de semana. Já a Fundação Pará Paz prestou 250 atendimentos na sexta-feira, 340 no sábado e 460 no domingo. Os dois órgãos atuam em parceria por meio do mesmo projeto.

A ideia é aproveitar o grande fluxo de pessoas, entre moradores e visitantes, para oferecer serviços nas áreas jurídica e eleitoral nos finais de semana de julho. Os atendimentos acontecem numa barraca instalada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) na praia do Atalaia.

A equipe da Coordenadoria dos Juizados Especiais, coordenada pelo juiz Jacob Arnaldo Campos Farache, realizou 8 audiências, das quais 5 foram processuais, 3 pré-processuais, prestou 20 orientações jurídicas, além de homologar 4 acordos de transações penais e uma sentença de extinção por decadência.

Executado pela Coordenadoria dos Juizados Especiais, que tem à frente o desembargador Leonardo de Noronha Tavares e a juíza auxiliar Ana Lúcia Lynch, o projeto prossegue no próximo fim de semana, dias 21, 22 e 23, na Praia do Atalaia, na Barraca da Segup.

Meio ambiente - Este ano, o projeto Verão com Justiça foi ampliado e ganhou viés ambiental. Durante todo o mês de julho, um trecho de 3 quilômetros na faixa de areia da Praia do Atalaia, próxima ao 3º atalho, será mantido bloqueado pelo Ideflor-Bio para garantir a proteção de cinco espécies de tartarugas marinhas: Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda), Lepidochelys olivacea (tartaruga-oliva), Chelonia mydas (tartaruga-verde), Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente) e Dermochelys coriacea (tartaruga-de-couro). As espécies utilizam a região isolada para desova e reprodução.

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.