Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
Volta pra casa

Retorno do feriado prolongado registra tráfego intenso na BR-316, neste domingo, 4

Departamento de Trânsito do (Detran-PA) informa o movimento de 4 mil veículos por hora, a partir das 10h, com redução da fluidez da via

  • 328 Visualizações
  • 04/01/26 20:02
Retorno do feriado prolongado registra tráfego intenso na BR-316, neste domingo, 4

Belém, PA - O retorno do feriado de Ano Novo registra tráfego intenso na rodovia BR-316, neste domingo (4), no sentido Benevides–Região Metropolitana de Belém. De acordo com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), desde as 10h da manhã o Volume Médio Horário (VMH) é de aproximadamente 4 mil veículos por hora, caracterizando nível de serviço entre D e E, com redução da fluidez da via.


No trecho entre os municípios de Marituba e Benevides, há retenções pontuais provocadas pelo elevado volume de veículos em deslocamento. Segundo Bento Gouvêia, diretor técnico operacional do Detran-PA, não há congestionamento contínuo, mas lentidão intermitente, que varia conforme os acessos urbanos e interferências locais.


"O Detran-PA mantém equipes operacionais e de fiscalização atuando ao longo da rodovia, em apoio aos demais órgãos do sistema de trânsito. As ações incluem monitoramento em tempo real, orientação aos condutores e intervenções pontuais para melhorar a fluidez e garantir a segurança viária.


A estimativa é de que dezenas de milhares de veículos retornem à Região Metropolitana de Belém ao longo do dia, o que explica o aumento expressivo do fluxo em comparação aos dias normais. 


O órgão orienta os motoristas a evitarem, sempre que possível, os horários de pico da tarde e início da noite, manterem distância de segurança, respeitarem a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito, além de redobrarem a atenção em trechos urbanos e próximos a acessos e retornos.


"O Detran-PA segue monitorando a situação e reforça que a colaboração dos condutores é fundamental para um retorno mais seguro e organizado", ressaltou Gouvêia.


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.