Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM

Portal de Cooperação Tributária do Brics passa a ser gerenciado pelo Brasil

Objetivo é fortalecer a administração tributária com justiça fiscal e modernização dos sistemas de arrecadação.

  • 904 Visualizações
  • 13/05/25 22:00
Portal de Cooperação Tributária do Brics passa a ser gerenciado pelo Brasil

São Paulo, SP - O Serpro e a Receita Federal lançaram na última terça-feira, 13, Portal de Cooperação Tributária BRICS 2025. O ambiente anterior era mantido pela Rússia e foi repassado para o Brasil, que assumiu a presidência dos BRICS em janeiro deste ano. O país que lidera o grupo fica responsável pela criação e manutenção do site.


“O compartilhamento de informações dentro do BRICS é essencial para a cooperação e disseminação das melhores práticas da administração tributária dos países membros. A entrega deste módulo é um passo importante para manter um ciclo virtuoso que traz ganhos para todos os países envolvidos nesse mecanismo de cooperação”, avalia Cristiane Drummond, superintendente de Negócios do Serpro.


Objetivo


O BRICS “Tax Cooperation 2025” é uma iniciativa contínua de colaboração entre os países originais do BRICS, Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul - e os novos membros: Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos, Indonésia e Arábia Saudita.


O objetivo é fortalecer a administração tributária, promover a justiça fiscal e modernizar os sistemas de arrecadação por meio de tecnologias digitais e compartilhamento de boas práticas.


No momento, o portal possui cinco áreas diferentes. Em “Notícias e Atualizações”, estão disponíveis informações sobre eventos recentes, reuniões e decisões tomadas no âmbito da cooperação tributária do BRICS. Já “Documentos Oficiais”, permite o acesso a comunicados conjuntos, declarações e outros documentos relevantes.


Em outras abas, também é possível obter informações sobre a atuação dos grupos de trabalho e eventos futuros. Além disso, o portal também traz uma área de onde ficam os documentos que não são abertos ao público.


Foto: Agência Senado

Mais matérias Economia

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.