Planos prontos ficam na gaveta do governo e servidores do Pará fecham ano sem saída Entre sujos e mal lavados, Brasil chega às eleições de 2026 sem mudar o passo PEC acende debate sobre sistema caro, congestionado e pouco resolutivo
Reconhecimento

Poder Legislativo do Pará realiza a cerimônia de entrega de Títulos Honoríficos

Cerimônia concedeu os títulos "Cidadão do Pará", "Honra ao Mérito", "Cidadão do Pará Post Mortem" e "Honra ao Mérito Post Mortem"

  • 30 Visualizações
  • 19/12/2025, 18:00
Poder Legislativo do Pará realiza a cerimônia de entrega de Títulos Honoríficos

Belém, PA - No Plenário Newton Miranda, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou, na última quarta-feira, 17, a Sessão Solene de entrega de honrarias a 80 personalidades que, ao longo dos anos, prestaram relevantes serviços ao Estado do Pará. A cerimônia concedeu os seguintes títulos honoríficos: "Cidadão do Pará", "Honra ao Mérito", "Cidadão do Pará Post Mortem" e "Honra ao Mérito Post Mortem".


Na abertura oficial da solenidade, que neste ano celebra a 65ª edição de outorga das homenagens, o deputado Adriano Coelho (PDT) presidiu a cerimônia. Representando o Poder Legislativo, o deputado Iran Lima (MDB) agradeceu a presença das autoridades e dos convidados. ''Para nós, parlamentares do Pará, a cerimônia de hoje muito nos alegra e honra, pois reconhecemos oficialmente os cidadãos que tanto contribuem cultural e economicamente para o desenvolvimento do nosso amado Estado; sabemos que o fazem com muito amor por esta terra." 


Indicado pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Chicão (MDB), o deputado Braz (PDT) recebeu o título de Cidadão do Pará. ''Há mais de 35 anos, fui recebido com muito amor e carinho nesta terra que tanto amo e que me acolheu; hoje, tenho o privilégio de ser um parlamentar deste Estado. É com imensa felicidade que recebo, por indicação do nosso presidente Chicão, o título de Cidadão Paraense'', agradeceu o parlamentar. 


Por indicação do deputado Fábio Freitas (Republicanos), o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Walkymário Lemos, foi agraciado também com o título de Cidadão do Pará. ''Quando saí do estado da Paraíba, há exatos 22 anos, e vim construir um novo capítulo da minha história de vida no nosso amado Estado do Pará, fui abraçado com tanto carinho e respeito por esta terra que tanto amo. Carregarei com muita honra, pelo resto da minha vida, essa honraria prestada pelo Poder Legislativo'', agradeceu Walkymário. 


Indicado pelo deputado Elias Santiago (PT), o advogado e ex-deputado da Alepa José Carlos Lima representou o economista Aloizio Mercadante, atual presidente do BNDES, e Tereza Campello, diretora socioambiental da instituição; na ocasião, ambos foram agraciados com os títulos de cidadãos paraenses.


''Como paraense, é uma honra representar o presidente do BNDES e a nossa diretora socioambiental para receber, das mãos dos nossos parlamentares, esta honraria. Em breve, entregarei com muito orgulho esses títulos a eles, como gesto de reconhecimento e agradecimento por tudo que esta nobre instituição fez pelo nosso Estado do Pará'', observou José Carlos Lima.


Por indicação da deputada Ana Cunha (PSDB), a vendedora de comidas típicas Maria de Fátima Araújo, carinhosamente conhecida como Dona Fafá, recebeu o título de Honra ao Mérito. Por fim, foram concedidos dois títulos de "Cidadão do Pará Post Mortem" e dois de "Honra ao Mérito Post Mortem".


Honrarias


Os títulos honoríficos são conferidos privativamente pelo Poder Legislativo a personalidades, brasileiras ou não, que tenham prestado efetivos e reais serviços ao Estado do Pará, ou que mereçam a homenagem em decorrência de extraordinária e meritória atuação, devendo a proposição especificar, obrigatoriamente, as razões e os motivos considerados relevantes e justificadores da honraria.


Para a concessão do título de "Cidadão do Pará", é necessária a comprovação de domicílio do indicado no Estado por mais de um ano, sendo dispensada esta exigência se o projeto for subscrito por um terço dos deputados paraenses. 


Foto: Ozéas Santos/AID Alepa

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.