Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
Reconhecimento

Poder Legislativo do Pará realiza a cerimônia de entrega de Títulos Honoríficos

Cerimônia concedeu os títulos "Cidadão do Pará", "Honra ao Mérito", "Cidadão do Pará Post Mortem" e "Honra ao Mérito Post Mortem"

  • 418 Visualizações
  • 19/12/25 18:00
Poder Legislativo do Pará realiza a cerimônia de entrega de Títulos Honoríficos

Belém, PA - No Plenário Newton Miranda, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou, na última quarta-feira, 17, a Sessão Solene de entrega de honrarias a 80 personalidades que, ao longo dos anos, prestaram relevantes serviços ao Estado do Pará. A cerimônia concedeu os seguintes títulos honoríficos: "Cidadão do Pará", "Honra ao Mérito", "Cidadão do Pará Post Mortem" e "Honra ao Mérito Post Mortem".


Na abertura oficial da solenidade, que neste ano celebra a 65ª edição de outorga das homenagens, o deputado Adriano Coelho (PDT) presidiu a cerimônia. Representando o Poder Legislativo, o deputado Iran Lima (MDB) agradeceu a presença das autoridades e dos convidados. ''Para nós, parlamentares do Pará, a cerimônia de hoje muito nos alegra e honra, pois reconhecemos oficialmente os cidadãos que tanto contribuem cultural e economicamente para o desenvolvimento do nosso amado Estado; sabemos que o fazem com muito amor por esta terra." 


Indicado pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Chicão (MDB), o deputado Braz (PDT) recebeu o título de Cidadão do Pará. ''Há mais de 35 anos, fui recebido com muito amor e carinho nesta terra que tanto amo e que me acolheu; hoje, tenho o privilégio de ser um parlamentar deste Estado. É com imensa felicidade que recebo, por indicação do nosso presidente Chicão, o título de Cidadão Paraense'', agradeceu o parlamentar. 


Por indicação do deputado Fábio Freitas (Republicanos), o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Walkymário Lemos, foi agraciado também com o título de Cidadão do Pará. ''Quando saí do estado da Paraíba, há exatos 22 anos, e vim construir um novo capítulo da minha história de vida no nosso amado Estado do Pará, fui abraçado com tanto carinho e respeito por esta terra que tanto amo. Carregarei com muita honra, pelo resto da minha vida, essa honraria prestada pelo Poder Legislativo'', agradeceu Walkymário. 


Indicado pelo deputado Elias Santiago (PT), o advogado e ex-deputado da Alepa José Carlos Lima representou o economista Aloizio Mercadante, atual presidente do BNDES, e Tereza Campello, diretora socioambiental da instituição; na ocasião, ambos foram agraciados com os títulos de cidadãos paraenses.


''Como paraense, é uma honra representar o presidente do BNDES e a nossa diretora socioambiental para receber, das mãos dos nossos parlamentares, esta honraria. Em breve, entregarei com muito orgulho esses títulos a eles, como gesto de reconhecimento e agradecimento por tudo que esta nobre instituição fez pelo nosso Estado do Pará'', observou José Carlos Lima.


Por indicação da deputada Ana Cunha (PSDB), a vendedora de comidas típicas Maria de Fátima Araújo, carinhosamente conhecida como Dona Fafá, recebeu o título de Honra ao Mérito. Por fim, foram concedidos dois títulos de "Cidadão do Pará Post Mortem" e dois de "Honra ao Mérito Post Mortem".


Honrarias


Os títulos honoríficos são conferidos privativamente pelo Poder Legislativo a personalidades, brasileiras ou não, que tenham prestado efetivos e reais serviços ao Estado do Pará, ou que mereçam a homenagem em decorrência de extraordinária e meritória atuação, devendo a proposição especificar, obrigatoriamente, as razões e os motivos considerados relevantes e justificadores da honraria.


Para a concessão do título de "Cidadão do Pará", é necessária a comprovação de domicílio do indicado no Estado por mais de um ano, sendo dispensada esta exigência se o projeto for subscrito por um terço dos deputados paraenses. 


Foto: Ozéas Santos/AID Alepa

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.