Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
Operação

PF cumpre mandados de busca e apreensão contra comércio ilegal de ouro

Grupo criminoso é suspeito movimentar mais de R$ 30 mi em ouro extraído da TI Kayapó e vendido em joalherias da região sudeste do Pará

  • 957 Visualizações
  • 19/03/25 11:30
PF cumpre mandados de busca e apreensão contra comércio ilegal de ouro

Redenção/PA. A Operação 2º Mandamento foi deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feria (19/3), visando desarticular um esquema de comércio ilegal de ouro no sudeste do Pará. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Redenção/PA, Cumaru do Norte/PA e Bannach/PA.

 

Durante a ação foram apreendidos celulares, automóveis, dinheiro e outros itens relevantes para a investigação.

 

O grupo criminoso é suspeito de extrair ouro da Terra Indígena Kayapó e vender em joalheiras da região.

 

Apurou-se que as transações financeiras suspeitas ultrapassaram R$ 30 milhões. Além disso, um dos envolvidos também é investigado por manter um trabalhador em condição análoga à escravidão em um imóvel rural próximo à Terra Indígena Kayapó, que servia de base para atividades de garimpo ilegal.



 

Fonte e foto: Comunicação Social da Polícia Federal em Redenção


Mais matérias Polícia

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.