Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
Reunião

ONGs, Pará e União avançam em estratégias para COP-30

Evento reuniu formadores de opinião, empresários e comunicólogos, em São Paulo

  • 1163 Visualizações
  • 22/02/24 17:10
ONGs, Pará e União avançam em estratégias para COP-30

Belém (PA) - O governador Helder Barbalho participou de uma reunião para engajamento de parceiros estratégicos para mobilização envolvendo a realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro de 2025, na capital paraense, Belém.

Promovido pela ONG Global Citizen com a ONG Re: wild, do ator Leonardo DiCaprio, os organizadores do evento ressaltaram a importância histórica do país sediar a COP. Na oportunidade, também foi destacada a importância de união entre os grandes players do país para auxiliar na mobilização e engajamento da sociedade.

Também foram debatidas as oportunidades de contribuição do seguimento privado e terceiro setor com apoio em iniciativas e fundos ambientais já existentes. O governador Helder Barbalho destacou a importância do legado da COP para o país em uma mudança de agenda e comportamento.

"Temos a grande oportunidade de fazer com que a floresta tenha valor. Acho que este é o grande desafio que nós devemos perseguir e é isso que, como Amazônia, nós iremos fazer", ponderou Helder Barbalho.

O governador paraense também alertou que não bastam as ações de comando e controle para combater as queimadas e desmatamento, mas que é necessário a criação de condições para instalação de políticas públicas voltadas à regularização e uso do solo.

"É ai que entra a bioeconomia, o florestamento, a regeneração, o crédito carbono, transformando-se numa nova comódite global", explicou.

Entre as autoridades públicas, também participaram do evento a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara e secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco.

Foto: Marco Santos/Ag Pará

Mais matérias

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.