Câmara de Bragança ignora Justiça e cassa vereadora; voto expõe política da obediência Ministério da Justiça cobra Pará e ameaça bloquear repasse de verba da segurança Sem partido, Sabino vira "joia da coroa" na disputa por vaga no Senado em 2026
Datafolha

Mais da metade dos brasileiros acredita que criminalidade aumentou no último ano

A percepção de piora é maior entre mulheres, moradores de capitais e regiões metropolitanas e da região Sudeste.

  • 911 Visualizações
  • 12/04/2025, 19:50
Mais da metade dos brasileiros acredita que criminalidade aumentou no último ano

São Paulo, SP - Uma pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que 58% dos brasileiros consideram que houve aumento da criminalidade nas suas cidades nos últimos doze meses. Os dados foram divulgados neste sábado, 12, pela Folha de S.Paulo


Conforme o levantamento, a avaliação de piora é predominante entre homens, mulheres, jovens, idosos e pessoas de diferentes faixas de renda e opções partidárias.


A pesquisa, realizada entre 1º e 3 de abril deste ano, ouviu a opinião de 3.054 pessoas acima de 16 anos de 172 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.


Ainda conforme o levantamento, 25% dos entrevistados avaliam que não houve alterações no cenário de criminalidade. Já a minoria, 15%, acredita que os crimes caíram.


A percepção de piora é maior entre mulheres, moradores de capitais e regiões metropolitanas e da região Sudeste.


Nas capitais e regiões metropolitanas, 66% dos moradores destacam o avanço da criminalidade. Já nas cidades do interior, 51% destacam que o problema aumentou.


Entre os homens, 52% acreditam que houve aumento na criminalidade, enquanto 19% percebem uma diminuição. Já entre as mulheres, 62% dizem que houve alta e apenas 12% falam em queda.


Foto: Agência Brasil

Estadão conteúdo

Mais matérias Especial

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.