País se habituou a criar dificuldades em nome do social para viver de facilidades Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
Aliados

Macron diz que França está comprometida com a proteção de Israel

Presidente francês também condenou o ataque do Irã a Israel

  • 930 Visualizações
  • 02/10/24 10:30
Macron diz que França está comprometida com a proteção de Israel

São Paulo, 02 - O presidente francês Emmanuel Macron disse que a França está comprometida com a proteção de Israel e "mobilizou seus recursos militares no Oriente Médio para combater a ameaça iraniana". A declaração foi divulgada pela presidência francesa nesta quarta-feira, 2.

O coronel Guillaume Vernet, porta-voz militar francês, não quis, no entanto, comentar sobre os recursos militares mobilizados depois que o Irã disparou uma série de mísseis contra Israel na terça-feira, dia 1º.

Macron também condenou o ataque do Irã a Israel "nos termos mais fortes" e apelou a todos os países envolvidos na "perigosa escalada de tensões" no Oriente Médio "para mostrarem a maior contenção".

Após os ataques balísticos o ministro das Relações Exteriores do Irã, que classificou o ato como "legítima defesa" sugeriu que os Estados Unidos e demais países não se envolvessem no conflito já que "confrontaremos e responderemos a qualquer terceiro que entre em qualquer operação contra nós em apoio ao regime sionista e teremos uma resposta esmagadora", disse o ministro.

Segundo os militares israelenses, o Irã disparou cerca de 180 mísseis, mas a maioria foi interceptada pela defesa aérea. Outros caíram no centro e no sul do país, acrescentaram.


ONU

O embaixador de Israel junto à Organização das Nações Unidas (ONU), Danny Danon, pediu nesta terça-feira. 1º, que o Conselho de Segurança da entidade se reúna em uma sessão de emergência para condenar o ataque do Irã ao país. As forças israelenses responderão à ofensiva com força, segundo Danon. "O Irã sentirá em breve as consequências das suas ações. A resposta será dolorosa", afirmou.


Fonte: Estadão conteúdo/Associated Press/Dow Jones Newswires.

Foto:Fabio Rodrigues- Pozzebom/Agência Brasil

Mais matérias Mundo

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.