Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM

Estados Unidos entram em guerra com Irã e atacam instalações nucleares

Governo iraniano afirma que país já aguardava um ataque a Fordow, por isso o local já havia sido evacuado e os danos não são irreversíveis.

  • 951 Visualizações
  • 22/06/25 00:10
Estados Unidos entram em guerra com Irã e atacam instalações nucleares

São Paulo, 21 - O presidente Donald Trump anunciou que os Estados Unidos atacaram Fordo, as instalações nucleares fortemente fortificadas do Irã, bem como dois outros locais.


Os três locais que o presidente Trump disse terem sido atingidos na noite de hoje, 21, incluíam os dois principais centros de enriquecimento de urânio do Irã - a instalação subterrânea de Fordow e a usina de enriquecimento maior em Natanz, que Israel atacou há alguns dias com armas menores.


O terceiro local, perto da cidade antiga de Isfahan, é onde se acredita que o Irã guarda seu urânio enriquecido próximo ao grau de bomba, que os inspetores viram há apenas duas semanas. Se essas áreas fossem destruídas, o programa iraniano sofreria um atraso de anos, a menos que ainda não tenha instalações paralelas detectadas.


Israel agradece


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, publicou hoje, 21, na rede social X que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e os EUA "agiram com muita força" nesta noite, em referência aos ataques do governo americano a três instalações nucleares do Irã. O primeiro-ministro de Israel disse ainda que ele e o povo de Israel agradecem ao republicano.


Netanyahu afirmou ainda que ele e Trump frequentemente dizem "paz através da força", no contexto em que "primeiro vem a força, depois vem a paz".


Em vídeo junto ao post, Netanyahu disse ainda que o "Trump agiu para derrubar o país mais perigoso e suas armas mais perigosas", sendo um ato que pode levar o mundo a um "futuro de prosperidade e paz”.


O que diz o Irã


Mehdi Mohammadi, um assessor sênior de Mohammad Ghalibaf, presidente do Parlamento do Irã, disse neste sábado, 21, que o Irã já aguardava um ataque a Fordow "por várias noites", por isso o local já havia sido evacuado e "os danos não são irreversíveis".


A publicação foi feita há pouco na rede social X. "Da perspectiva do Irã, nada de muito estranho aconteceu. O Irã aguarda um ataque a Fordow há várias noites. O local foi evacuado há muito tempo e não sofreu danos irreversíveis no ataque", disse.


Mohammadi também afirma que "duas coisas são certas: primeiro, o conhecimento não pode ser bombardeado; e segundo, o apostador perderá desta vez".


Fordow foi uma das três instalações nucleares que foram atacadas pelo governo de Donald Trump, conforme o próprio presidente anunciou na rede Truth Social mais cedo.


Foto: Divulgação

Estadão conteúdo

Mais matérias Mundo

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.