Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
Após polêmica

COP30: Alemanha vai alocar 1 bilhão de euros no TFFF do governo federal

O montante no TFFF será reinvestido em projetos com maior taxa de retorno, gerando lucro

  • 605 Visualizações
  • 20/11/25 09:00
COP30: Alemanha vai alocar 1 bilhão de euros no TFFF do governo federal

Belém, PA - A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, acaba de informar que a Alemanha irá aportar 1 bilhão de euros no Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). Até então, haviam sido anunciados previamente US$ 5,5 bilhões de outras partes, com 53 países endossando a declaração de lançamento desse mecanismo.


A Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, havia antecipado mais cedo que o governo brasileiro esperava o anúncio do aporte da Alemanha ainda nesta quarta-feira, 19.


Nesse novo modelo de financiamento climático, os países que preservam suas florestas tropicais recebem uma espécie de "bônus" financeiro. Ou seja, a conservação será economicamente vantajosa. A perspectiva é captar recursos no mercado, a juros reduzidos como um ativo de baixo risco.


O anúncio da Alemanha vem após promessa de um "valor considerável" pelo chanceler da maior economia europeia, Friedrich Merz. Além disso, nesta semana, uma inconveniência diplomática ocorreu após a fala de Merz sobre o "contentamento" da delegação alemã ao sair de Belém (PA).


O montante no TFFF será reinvestido em projetos com maior taxa de retorno, gerando lucro (spread). Parte do lucro será repassada aos países com florestas tropicais, proporcionalmente à área preservada e outra parcela será devolvida aos investidores, que também terão vantagem financeira.


Também nesta quarta, o presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), André Corrêa do Lago, voltou a expressar otimismo sobre o processo negociador sobre diversos temas e disse que esta quarta-feira foi um dia "foi muito bom", marcado por conversas com diversos grupos negociadores sobre temas complexos. Ele repetiu o lema de que houve transição da "COP de negociação para implementação”.


Foto: Kay Nietfeld/picture alliance

Estadão conteúdo

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.