Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
Tensão

Companhias aéreas suspendem voos para a Venezuela após alerta americano

Avianca, Gol, Iberia, TAP e Latam interrompem rotas

  • 537 Visualizações
  • 24/11/25 20:00
Companhias aéreas suspendem voos para a Venezuela após alerta americano

São Paulo, SP - Seis companhias aéreas internacionais suspenderam seus voos de chegada e partida da Venezuela, após um alerta emitido pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) na sexta, 21, sobre o risco de sobrevoar o espaço aéreo do país sul-americano.


A Avianca, a Gol, a espanhola Iberia e a portuguesa TAP Air Portugal cancelaram no sábado, 22, todas suas operações a partir de Caracas. A Iberia, que normalmente opera cinco voos semanais, de segunda a sexta, com saída de Maiquetía, interrompeu temporariamente a rota.


A chilena Latam Airlines cancelou seus voos previstos para os dias 23 e 24 de novembro na rota Bogotá-Caracas-Bogotá.


Alerta dos EUA


A Administração Federal de Aviação dos EUA emitiu na sexta-feira, 21, um alerta do tipo NOTAM (Notice to Airmen, na sigla em inglês), informando as empresas aéreas comerciais e civis sobre uma “situação potencialmente perigosa” ao sobrevoar a Venezuela.

Segundo o comunicado, há “agravamento da situação de segurança e aumento da atividade militar na Venezuela e em áreas próximas”, fatores que podem representar risco às aeronaves que cruzam o espaço aéreo da região.


O aviso foi feito em meio à chegada do maior porta-aviões dos EUA, o Gerald Ford, à região.


Operação 'Lança do Sul'


Em 13 de novembro, o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, informou o início da ‘Operação Lança do Sul’ para combater o tráfico de drogas na América Latina.


Segundo Hegseth, a ofensiva “remove narcoterroristas” do Hemisfério Sul e protege os EUA das drogas.


“O presidente Trump ordenou a ação — e o Departamento de Guerra está cumprindo a ordem. Hoje, estou anunciando a Operação Lança do Sul. Liderada pela Força-Tarefa Conjunta Southern Spear e Comando Sul (SOUTHCOM) , esta missão defende nossa pátria, remove narcoterroristas do nosso hemisfério e protege nossa pátria das drogas que estão matando nosso povo. O hemisfério ocidental é a vizinhança da América – e nós o protegeremos”, escreveu no X.


Foto: AFP

(Com O Antagonista)

Mais matérias Mundo

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.