Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026 Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF

Comissões da Alepa aprovam liberação de recursos para comunicação na COP30

O projeto foi aprovado por maioria, com a abstenção do deputado Cel. Neil (PL) e o voto contrário do deputado Rogério Barra (PL)

  • 43 Visualizações
  • 09/09/2025, 17:56
Comissões da Alepa aprovam liberação de recursos para comunicação na COP30

Belém, PA - As Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJRF) aprovaram um projeto do Poder Executivo que autoriza a abertura de crédito suplementar para despesas com as áreas de publicidade e comunicação pública da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30). A reunião foi coordenada pelo deputado Fábio Figueira (PSB).


Por meio desse projeto, a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) poderá receber um crédito suplementar no valor de até R$ 70 milhões. Conforme o Governo do Estado, os recursos são provenientes do excesso de arrecadação, e seu remanejamento para as áreas de publicidade e comunicação é balizado pela Lei Federal nº 4.320/1964.


A legislação estabelece que, se a lei orçamentária contiver autorização expressa, as dotações de uma unidade ou órgão poderão ser remanejadas, total ou parcialmente, para outra, desde que a nova destinação seja compatível com a finalidade original da despesa.


De acordo com o governo, os órgãos públicos estaduais competentes atestaram a existência dessa disponibilidade orçamentária, permitindo o planejamento do remanejamento dos recursos para as ações da COP30.


O líder do governo, deputado estadual Iran Lima, do MDB, explicou que “os recursos não serão retirados de áreas essenciais e que nenhum serviço básico será afetado com a aprovação do remanejamento”. Já o deputado Eliel Faustino lembrou que “ter uma comunicação eficiente em tempos de COP30 é essencial para rebater a discriminação que Belém e o Pará vêm sofrendo de outros Estados por receber o evento”.


O projeto foi aprovado por maioria, com a abstenção do deputado Cel. Neil (PL) e o voto contrário do deputado Rogério Barra (PL). A proposta segue agora para apreciação em plenário. 


Foto: Celso Lobo/AID Alepa

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.