Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
Embaraço

Círio em Caratateua, distrito de Bragança, é cancelado por festa de aparelhagem

Comunicado publicado pela catedral de Bragança alega que festas programadas para o período não condizem com o evento religioso.

  • 1847 Visualizações
  • 07/08/23 18:27
Círio em Caratateua, distrito de Bragança, é cancelado por festa de aparelhagem

Os moradores do distrito de Caratateua, distante cerca de 13 quilômetros do centro de Bragança, no Nordeste do Estado, foram surpreendidos com a suspensão do Círio em honra a Nossa Senhora de Nazaré, no ano de 2023. O anúncio foi feito oficialmente por uma 'Nota de Esclarecimento' publicada em papel timbrado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Catedral de Bragança, cujo responsável é o padre Raimundo Elias, no último dia 6 de agosto.


A notícia causou alvoroço, sobretudo, pelo motivo de suspensão do Círio, realizado há 64 anos no distrito: uma festa que terá a aparelhagem Super Pop Live New Generation como principal atração. De acordo com a Nota de Esclarecimento, o evento será realizado por dois homens identificados como Márcio Bureta e Cleber Promoções, acusados pela coordenação do Círio de Caratateua de romperem o acordo firmado com a Catedral de Bragança para a não realização de festas de aparelhagem durante o Círio.


O documento emitido com o papel timbrado da Igreja Católica não apresenta qualquer detalhe do suposto acordo firmado com a comunidade, mas deixa claro que o ambiente promovido pelas festas de aparelhagens não faz parte da organização do Círio de Caratateua, ainda que o evento, considerado profano, seja realizado no mesmo período que a festa religiosa.


A reportagem do POD entrou em contato com a Catedral de Bragança para ouvir a manifestação da Igreja sobre o assunto, mas o padre Raimundo Elias encontrava-se fora do local no momento e o número do pároco não foi repassado à equipe para o devido contato. Ainda assim, a reportagem solicitou uma nota oficial sobre o assunto, mas até a publicação desta reportagem nada foi recebido pela redação do Portal sobre o cancelamento do Círio de Caratateua.

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.