Câmara de Bragança ignora Justiça e cassa vereadora; voto expõe política da obediência Ministério da Justiça cobra Pará e ameaça bloquear repasse de verba da segurança Sem partido, Sabino vira "joia da coroa" na disputa por vaga no Senado em 2026
Prevenção

Campanha nacional de vacinação contra gripe começa nesta segunda, 7; confira prioridades

Serão distribuídas 35 milhões de doses da vacina neste primeiro momento, mas a estratégia vacinal será mantida ao longo de todo o ano.

  • 755 Visualizações
  • 06/04/2025, 15:01
Campanha nacional de vacinação contra gripe começa nesta segunda, 7; confira prioridades

São Paulo, SP - A campanha nacional de vacinação contra gripe começa oficialmente nesta segunda-feira, 7, em todas as regiões do Brasil exceto a Norte - na região, ela será no segundo semestre do ano, período de maior ocorrência da doença, conforme o Ministério da Saúde.


Apesar da data oficial, alguns municípios, como São Paulo, já iniciaram a vacinação assim que começaram a receber os imunizantes, seguindo a orientação da pasta federal. As doses da vacina contra o vírus da gripe ficam disponíveis nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas da rede - a princípio, apenas para o grupo prioritário.


Serão distribuídas 35 milhões de doses da vacina neste primeiro momento, mas a estratégia vacinal será mantida ao longo de todo o ano, ultrapassando a campanha sazonal e se integrando ao Calendário Nacional de Vacinação. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes e idosos.


Público-alvo:


- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

- Gestantes e puérperas;

- Idosos a partir de 60 anos;

- Trabalhadores da Saúde;

- Professores dos ensinos básico e superior;

- Povos indígenas;

- Pessoas em situação de rua;

- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

- Profissionais das Forças Armadas;

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

- Pessoas com deficiência permanente;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

- Trabalhadores portuários

- Funcionários do sistema de privação de liberdade;

- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).


Quem não faz parte do público-alvo da campanha e deseja se vacinar contra a gripe, precisa buscar o imunizante na rede particular. Outra opção é aguardar o término da vacinação desse público considerado prioritário na rede pública, já que, nesse momento, eventuais doses remanescentes serão liberadas para outros grupos, segundo o Ministério da Saúde.


Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses do imunizante. Destas, 67,6 milhões estão sendo direcionadas a partir deste primeiro semestre para o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Já as outras 5,9 milhões de doses são para a Região Norte e começarão a ser distribuídas no segundo semestre. O valor total do investimento é de R$ 1,3 bilhões, e o público-alvo é de 81,6 milhões de pessoas, diz o governo.


"Enquanto no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste o pico de casos ocorre no outono e inverno (abril a junho), na Região Norte, devido ao clima tropical e ao regime de chuvas, a maior circulação do vírus acontece no segundo semestre, geralmente entre setembro e novembro, o chamado ‘Inverno Amazônico’", diz o governo federal.


"O Ministério da Saúde ajusta o calendário para garantir que a vacinação ocorra no momento mais estratégico, proporcionando maior proteção à população.”


Foto: Agência Pará

Estadão conteúdo

Mais matérias Saúde

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.