Trump não recua, negocia: o caso do ministro é maior do que o próprio STF Audiência reacende nova prorrogação e expõe o impasse do lixo na Grande Belém Ministério da Justiça cobra Pará e ameaça bloquear repasse de verba da segurança

Câmara encaminha MP que amplia Tarifa Social de Energia Elétrica

Descontos na conta de luz podem beneficiar até 60 milhões de pessoas em todo o país

  • 701 Visualizações
  • 17/09/2025, 19:24
Câmara encaminha MP que amplia Tarifa Social de Energia Elétrica

Brasília, DF - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 17, o parecer sobre os pressupostos constitucionais de urgência e de relevância da Medida Provisória 1.300/2025, que prevê a ampliação da Tarifa Social de Energia Elétrica com descontos na conta de luz para até 60 milhões de pessoas.


Essa é uma etapa regimental obrigatória. O governo só pode editar MPs em casos de justificada relevância e urgência.


Os deputados seguem agora com a votação de qual texto terá preferência: o da emenda aglutinativa de plenário, que faz parte de um acordo, ou o projeto da comissão mista.


Em seguida, a Câmara fará uma terceira votação para aprovar o texto em si.


A validade da MP é até 23h59 desta quarta e ainda precisa passar pelo Senado, após a votação da Câmara.


Se o texto passar por alterações no Senado, a Câmara terá que fazer nova avaliação. Pela previsão regimental, a sanção presidencial não precisaria ser necessariamente nesta quarta.


Em tese, o prazo para análise do projeto de lei pelo Poder Executivo é de 15 dias úteis.


Para o texto de conversão da MP não perder a validade, a obrigação é que seja aprovado no Congresso, nas duas casas, ainda nesta quarta. Ou seja, apesar de o texto já expirar na quinta-feira, a sanção pode ocorrer depois.


Foto: Divulgação

Estadão conteúdo

Mais matérias Economia

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.