Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM

Alepa reconhece obra musical de Nilson Chaves como Patrimônio Cultural do Pará

Em outro Projeto, Cristo Redentor de Castanhal é declarado Patrimônio Histórico e Cultural, de Natureza Material e Imaterial do Pará

  • 1021 Visualizações
  • 22/09/25 19:44
Alepa reconhece obra musical de Nilson Chaves como Patrimônio Cultural do Pará

Belém, PA - Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram, durante a Sessão Ordinária desta terça (16/09) o Projeto de Lei n° 878/2023, de autoria do deputado Carlos Bordalo (PT), que declara a obra musical do artista paraense Nilson Chaves como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará.


Segundo Bordalo, ''O Nilson Chaves é um artista genuinamente amazônida que carrega, com muita hombridade e dedicação, cerca de 50 anos de carreira de muito sucesso, cuja importância é a grande contribuição para a música popular brasileira. A qualidade musical do Nilson é reconhecida, inclusive, no cenário mundial, visto a sua indicação ao Grammy Latino em 2000. É dever da Alepa valorizar a nossa cultura e os nossos mestres como gesto de reconhecer os nossos valiosos artistas paraenses'', disse o autor do projeto.


Cristo de Castanhal


Além disso, os parlamentares aprovaram, também, o Projeto de Lei n° 76/2025 da deputada Paula Titan (MDB) que declara o Cristo Redentor do município de Castanhal, no nordeste paraense, como Patrimônio Histórico e Cultural, de Natureza Material e Imaterial do Estado do Pará.


''O Cristo Redentor do município de Castanhal é um monumento de grande importância histórica, cultural, religiosa e turística para a toda nossa região. Reconhecê-lo como patrimônio material e imaterial é fundamental para a valorização da identidade local e para a manutenção da memória coletiva da população castanhalense'', destacou a deputada Paula Titan.


Foto: Acervo Pessoa/Divulgação

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.