Predominância dos diagnósticos e ações está entre jovens de 20 a 34 anos, além da população trans e LGBTQIAPN+
Belém, PA - A Secretaria Municipal de Saúde de Belém, Sesma, aproveita o período do Carnaval para realizar, em áreas públicas da capital, campanhas educativas e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. O período do Carnaval é considerado uma janela estratégica para esse tipo de ação. Por isso, a mobilização “Carnaval da Prevenção” foi pensada pela Sesma, para ampliar a conscientização e a prevenção ao longo do mês de fevereiro, período em que aumentam as situações de vulnerabilidade às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Como parte da estratégia, a Sesma vai distribuir, até o fim do mês, mais de um milhão de preservativos - sendo 1,2 milhão de preservativos externos e 10 mil preservativos internos -, além de 250 mil sachês de gel lubrificante. A ação também pretende realizar 2.940 autotestes de HIV. Em apenas dois dias de ação num shopping, a ação atendeu mais de mil pessoas.
Jovens são mais afetados
A campanha integra a Política Municipal de Atenção às IST/HIV/Aids da Sesma, prevista no Planejamento Anual de Saúde (PAS 2026–2030), estruturada nos eixos de prevenção, diagnóstico e assistência, fundamental diante do cenário epidemiológico. No ano passado, o Pará notificou 1.307 novos casos de HIV, dos quais 324 evoluíram para Aids. Em Belém, a predominância dos diagnósticos está entre jovens de 20 a 34 anos, além da população trans e LGBTQIAPN+.
“A gente entra no clima do carnaval. A Prefeitura já deu o pontapé inicial no CarnaBelém e começamos essa programação de prevenção aqui no Shopping Bosque Grão-Pará. Mobilizamos uma equipe de saúde para realizar testes de HIV, sífilis, hepatites B e C, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e facilitar o acesso à PrEP. Com isso, reduzimos as infecções. Neste carnaval, sexo só com camisinha”, orienta Reginaldo Júnior, coordenador de ISTs e Hepatites Virais da Sesma.
Para atender a população de forma ainda mais integrada, a Sesma também disponibilizou vacinas contra Influenza e Covid-19 para os grupos prioritários, reforçando a intensificação da campanha vigente até o fim do mês. O Carnaval da Prevenção vai passar também vai passar pelos distritos de Belém. Confira a programação completa:
Ações com orientações sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e distribuição de insumos de prevenção sexual, como preservativos internos e externos e gel lubrificante.
- 15/02/2026 (domingo) – Mosqueiro Vila, das 14h às 20h
- 16/02/2026 (segunda-feira) – Icoaraci, das 14h às 20h
- 17/02/2026 (terça-feira) – Outeiro, das 14h às 20h
- 20/02/2026 (sexta-feira) – Desfile do 1º Grupo, Aldeia Amazônica, das 18h à meia-noite
- 21/02/2026 (sábado) – Desfile do 2º Grupo, Aldeia Amazônica, das 18h à meia-noite
- 27/02/2026 (sexta-feira) – Desfile do Grupo Especial, Aldeia Amazônica, das 18h à meia-noite
- 28/02/2026 (sábado) – Desfile do Grupo Especial, Aldeia Amazônica, das 18h à meia-noite
Foto: Agência Pará
(Com a Agência Belém)
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.