Apoio

Paraenses de 9 e 15 anos são pré-selecionados para Bolshoi no Brasil

Eles contam com a solidariedade para participar da audição que será realizada em Santa Catarina

20/09/2023 14:15
Paraenses de 9 e 15 anos são pré-selecionados para Bolshoi no Brasil

Vitor Hugo Carneiro Neto, 15, e Juliana dos Santos, 9, foram pré-selecionados para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. A primeira prova, do Victor, já será realizada na próxima segunda, 26, na cidade de Joinville, em Santa Catarina, onde fica a filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia. Esta é a terceira vez que o jovem tenta entrar para a escola de balé, considerada umas das 10 melhores do mundo. Porém, devido aos valores elevados para a viagem, a família conta com apoio da população e de patrocinadores para que Victor realize o seu sonho.


 

Além de Victor, a pequena Juliana também está entre as pré-selecionadas do Brasil para o Bolshoi nacional. É a primeira vez que ela participa, uma vez que a idade mínima para entrar na escola é 9 anos. A data da audição de Juliana é 05 de outubro, e ela também precisa de apoio para os custos da viagem.

 

Segundo Lucinha Azeredo, professora de dança de Victor e Juliana, a Bolshoi no Brasil é uma escola de referência internacional. Os alunos têm a oportunidade de ganhar uma bolsa integral e todos os materiais necessários, além da alimentação no horário de estudo, que é no contraturno da escola regular. “Depois de formados, eles vão poder ter oportunidades dentro e fora do país, por causa do currículo, pois o diploma que recebem na escola é reconhecido internacionalmente. Isso, para um bailarino como o Victor, é uma oportunidade de mudar de vida”, explica Lucinha.

 

A professora esclarece que qualquer pessoa pode doar, seja qual for o valor, ou mesmo milhas para as passagens aéreas. “A passagens estão muito caras, e ainda têm os custos de alimentação e estadia, pois o Victor, por exemplo, vai precisar ficar uma semana em Joinville. Estamos correndo contra o tempo”, comenta Lucinha.

 

Sobre o Victor

Natural de Belém e morador do Jurunas, periferia de Belém, Victor vive com o pai que, apesar das dificuldades financeiras e da deficiência visual, é o maior incentivador da carreira do filho. Ele iniciou aos 9 anos de idade no projeto social “Lucia Esperança”, uma instituição não-governamental fundada pela avó de Lucinha Azeredo e que dá formação gratuita em dança para crianças que não têm condições de pagar uma escola privada. Foi Lucinha que, percebendo o talento de Victor, levou ele para sua escola de dança como bolsista. Ele já tem premiações em festivais de dança de Belém e fez audições anteriormente para o Bolshoi com 10 e 12 anos. Na seleção deste ano, ele ficará uma semana realizando as aulas e atividades da escola para verificarem seu nível técnico, habilidades e socialização no ambiente escolar.

 

Assista a apresentação de Victor gravado para a seleção: https://www.youtube.com/watch?v=YSi0t8ctHQU

 

Sobre Juliana

No balé desde os 7 anos de idade, mora em Ananindeua e vive com a mãe, que também faz dança. Ela já participou de competições e já possui premiações na área, mas é a primeira vez que viverá a experiência do Bolshoi. Enquanto estiver em Joinville, serão avaliadas suas habilidades físicas, motoras e cognitivas, para saber se ela tem potencial para ser uma boa bailarina, já que ela só tem 9 anos.

 

Assista a apresentação da Juliana gravado para a seleção:

https://www.youtube.com/watch?v=Mp0GDnkAmkk


Fonte: Assessoria de imprensa

Foto: Divulgação


Mais matérias Cultura