A exposição fotográfica “Juruti Festival das Tribos - A Celebração”, do fotógrafo paraense Alexandre Baena, foi aberta ao público na noite desta quinta-feira (17), no Centro Cultural Palacete Faciola, em Belém.
Durante a cerimônia de abertura, o senador Jader Barbalho recebeu homenagens pela passagem dos seus 80 anos e pela idealização do projeto.
A secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, presenteou o senador com uma tela do Theatro da Paz e ressaltou a sua importância na trajetória política paraense. “É uma dupla alegria esta noite, porque estamos recebendo aqui no Palacete Faciola uma exposição que é uma homenagem à memória, à tradição do patrimônio cultural popular do nosso povo do Pará. E, senador, a sua história é tão bonita e tão longa nessa luta política do Pará por direitos, que nós estamos muito honrados em receber esta exposição e poder fazer esta homenagem”.
O senador Jader Barbalho relembrou e compartilhou alguns momentos de sua jornada política, destacando a sua primeira ida a Juruti, na região do Baixo Amazonas, e sua relação com o município. “Esse momento é muito inesquecível e eu confesso para vocês a minha emoção neste dia”, pontuou.
A mostra celebra os 200 anos do Festival das Tribos e os povos originários Munduruku e Muirapinima, a partir de registros fotográficos e imagens.
O administrador Josué Costa conta que a vontade de conhecer o Festribal só aumentou após passear pela exposição. “Os registros são lindos”, elogiou.
A itinerância já passou pelas cidades de Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Salvador (BA), Manaus (AM), Belém (PA), Juruti (PA), e retorna a Belém agora no Palacete Faciola.
A ‘Juruti Festival das Tribos’ tem o patrocínio do Governo do Pará, por meio do Banco do Estado do Pará (Banpará), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur), além da Prefeitura de Juruti, com realização da MAB Comunicação.
O público pode visitar a exposição até o dia 17 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada franca.
Serviço:
Exposição ‘Juruti Festival das Tribos - A Celebração’
Período: até 17 de janeiro de 2025
Horário de visitação: Terça-feira a domingo, 9h às 17h
Entrada franca
Fonte: Agência Pará
Foto: Divulgação