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Compliance: seu significado e importância para os grandes negócios

O compliance tem um papel essencial nos negócios contemporâneos, porque identifica e dimensiona possíveis violações dos marcos legais ou regulatórios.

José Crielhas* | Especial para o POD

04/05/2025, 16:55
Compliance: seu significado e importância para os grandes negócios

O neologismo "compliance" - estar em conformidade - refere-se a um conjunto de práticas, normas e procedimentos capaz de assegurar que uma empresa pública ou privada, opere no mercado de forma ética e absolutamente legal, garantindo que seus funcionários trabalhem de acordo com as regras internas e externas, sempre prevenindo irregularidades.


O compliance tem um papel essencial nos negócios contemporâneos, porque identifica e dimensiona possíveis violações dos marcos legais ou regulatórios. Ele previne multas, sanções ou danos à reputação das marcas, reduzindo riscos operacionais, financeiros e, claro, reputacionais.


Além disso, ele promove a cultura da transparência e, como tal, baseia-se na ética e responsabilidade, favorecendo o combate a fraudes, corrupção e conflitos de interesse.  


Também fortalece a estrutura de gestão, ajudando que decisões sejam tomadas com base em normas e melhores práticas. O compliance também turbina a confiança de acionistas, investidores e parceiros.  


Empresas que possuem sólidos programas de compliance são vistas como mais confiáveis, por atraírem mais investimentos e clientes.  


Outro fator primordial dessa notável ferramenta é que ela facilita as negociações internacionais, especialmente em mercados com rigorosas exigências regulatórias.


Na prevenção de crimes e irregularidades, o compliance estabelece mecanismos para detectar e reportar atividades ilícitas, como lavagem de dinheiro e assédio, tão corriqueiros na atualidade.


No âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade social, o compliance ajusta as operações da empresa a padrões ESG (Environmental, Social, and Governance), melhorando a sua imagem perante a sociedade.  


Investir em programas eficientes de compliance torna qualquer empresa mais resiliente e competitiva no mundo globalizado. Tem razão o auditor Genivaldo Pires ao mencionar que "o compliance é um novo método de se fazer ou é um novo nome para se dar àquilo que se pratica em empreendimentos sérios e focados na responsabilidades e no fazer direito". Verdade!


Todos sabem que a operação Lava Jato - conduzida pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal -, acabou catalisando a adoção de práticas de compliance no Brasil. Não apenas grandes corporações precisaram reinventar condutas, pela necessidade de melhorar a governança, que passou a ser uma condição "sine qua non" para a longevidade dos negócios.


Trata-se de uma tendência, quem não surfar nessa "onda" acabará afogado na própria ignorância.


Foto: Divulgação

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* José Croelhas é economista, consultor, escritor e palestrante.

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