Cinema

Cine Líbero Luxardo é reaberto e retoma programação com o Festival Varilux

O cinema francês é a primeira atração do espaço a partir de hoje

09/11/2023 14:40
Cine Líbero Luxardo é reaberto e retoma programação com o Festival Varilux

Com programação do Festival Varilux de Cinema Francês, o Cine Líbero Luxardo está de volta ao cenário paraense. A cerimônia de reabertura foi realizada na noite desta quarta-feira (8). O público poderá desfrutar dos filmes de já a partir de hoje (9), às 15h30. 

Em Belém, o Festival Varilux é realizado em parceria com a Aliança Francesa. É considerado a maior mostra de cinema francês fora da França e circula pelo Brasil com obras inéditas, e já contabilizou mais de um bilhão de espectadores. Nesta semana, a mostra marca a entrega do Cine Líbero Luxardo. 

O presidente da FCP Thiago Miranda recebeu a vice-governadora do Pará,  Hana Ghassan na noite de reestreia do Cine. Hana Ghassan ressaltou a importância do espaço e parabenizou a equipe da FCP pela volta da Sala de Cinema.

"Estamos entregando essa sala que faz parte da vida do paraense e convido a todos para virem conhecer, está totalmente moderna, com cadeiras novas, um espaço climatizado para que você possa aproveitar a nossa cultura", disse a vice-governadora. "Quero parabenizar a equipe da FCP pelo trabalho e convidar toda a população para estar aqui conosco, prestigiando a cultura e a arte que é tão importante pra mim", concluiu Hana Ghassan.

Thiago Miranda destacou a importância do Líbero no cenário paraense. "Hoje nós entregamos um cinema tão querido, não apenas em Belém, mas em todo o Estado. Ele é uma verdadeira referência cinematográfica na nossa região", afirmou.

A sala de exibição agora possui 102 assentos, incluindo dois destinados a Pessoas com Deficiência (PcD). O Líbero também tem novidades quanto à bilheteria, que aceita pagamento em espécie, pix e cartão, para melhor comodidade do público.

A FCP também entregou o novo Hall Vicente Cecim, espaço para exposições temporárias sobre aspectos da história do cinema e sobre filmes em cartaz. O espaço também servirá como um local para prestar homenagens a pessoas ligadas ao cinema e ao audiovisual. 

Escritor paraense premiado e reputado na cena cultural brasileira, Vicente Cecim (1946 - 2021), que agora dá nome ao novo Haal do Cine Libero Luxardo, é autor de diversas obras literárias, entre elas, a famosa viagem metafísica por Andara, uma representação da Amazônia encantada. O filho do romancista, o fotojornalista Bruno Cecim, esteve presente no ato de entrega do Hall em homenagem ao pai dele. 

No novo Hall, também haverá um setor de exposição permanente de equipamentos analógicos e digitais que fizeram parte da história e do atual acervo, além de cartazes originais de filmes criados pelo cineasta Líbero Luxardo (1908 - 1980), sorocabano de nascimento, e paraense de coração.

Importância - A gerente do Cine Líbero Luxardo, Nádia Alves, discursou sobre o espaço e sobre a expectativa para a reabertura ao público.

"Esse momento é, sem dúvidas, um dos mais aguardados do ano. Sabemos da importância de manter vivo equipamentos culturais como este, que propõe ações inclusivas e democratiza o acesso aos bens culturais do Estado", disse a gerente.

"O Cine Líbero Luxardo destaca-se por apoiar a exibição de obras produzidas por artistas independentes de várias regiões do globo, oportunizando acesso a títulos que geralmente não encontram espaço nos circuitos comerciais. Esperamos alcançar um público cada vez maior, oferecendo um ambiente mais confortável e acessível, com uma programação atraente e diversa, que faça valer a pena deixar o conforto de nossos lares", concluiu Nádia. 

SERVIÇO

Festival Varilux de Cinema Francês 

Data: 9 a 22

Confira a programação

Local: Cine Líbero Luxardo 

Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, em Belém.

Agência Pará

Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará

Mais matérias Cultura